20 de julho de 2012

Amizade pra mim é cruz [!]


Hoje -dia 20 de julho- é marcado no calendário como sendo o dia do amigo. Claro que pra mim o “dia do amigo” não é algo que se resuma a uma data específica .. assim como o dia das mães, dia dos pais, dia dos namorados, Natal, Páscoa e etc ...
Mas como recentemente tenho vivenciado coisas que estão me fazendo abrir os olhos para o que realmente significa AMIZADE, resolvi que falaria um pouco sobre isso hoje por aqui =)

Antes, se alguém me perguntasse o que eu pensava a respeito de amizade, eu acho que responderia: “ah, amizade é ter por perto um certo numero de pessoas que me fazem rir, que me façam companhia nos programinhas favoritos dos jovens, que eu tenho add no MSN/facebook, sei lá!” é, acho que seriam essas as minhas palavras ... mas olhando HOJE pra elas eu penso “nossa, quanta ingenuidade!” Não, amizade pra mim não significa nada disso!
Algo muito interessante que aprendi sobre amizade e que nunca tinha parado pra pensar antes é que a amizade é um TIPO DE AMOR! Sim, isso mesmo! Sabe por que eu digo isso? Porque, assim como no amor você DECIDE estar do lado de alguém para todas as estações da vida, o mesmo acontece com a amizade! Nós escolhemos nossos amigos!Escolhemos estar com eles “na alegria e na tristeza”.. Nós decidimos quem iremos amar com um amor cuidadoso, prestativo, disponível! Eu sei que como cristãos nós devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos, isto é, nos compadecer do nosso próximo sendo ele quem for, sem acepções de cor, raça ou classe social. Isso é nosso DEVER como seguidores de Cristo! Mas entenda a diferença que existe aqui: não é porque eu DEVO amar a todos como meus irmãos em Cristo que eu precise necessariamente ser AMIGA de todos! Entendem? Até porque amizades verdadeiras demandam tempo, exigem um relacionamento que eu, como ser humano limitado que sou, não terei jamais como dar conta! Se formos pensar nas Escrituras ... o próprio Jesus curou muitas pessoas, ensinou a muitas pessoas, amou muitas pessoas ... mas amigo de verdade eram poucos que Ele tinha! Muito interessante, né?
Então, como disse antes, a amizade é um tipo de amor que nós DECIDIMOS viver em nossas vidas! E cá entre nós, essa decisão é um tanto quanto difícil! Eu penso que numa amizade precisamos nos doar o máximo que pudermos visando o bem-estar do outro..ainda que sintamos a dor em nós! Não foi isso que Jesus fez ao se entregar por nós? Fazendo isso, automaticamente creio que seremos retribuídos em nossos atos sinceros de amor e cuidado! Sabe aquela famosa frase “gentileza gera gentileza” ? então, creio muito nisso! Mas com toda a sinceridade, é difícil demaaaaais abrir mão daquilo que nós queremos só pra que o nosso amigo seja abençoado...é se negar mesmo, é pensar mais no outro do que em nós mesmos, é interceder, é sentir as dores do tal amigo ... olhando por esse lado posso dizer que a amizade é um dos pedaços da cruz que devemos carregar com Cristo! Mas sabe, é importante ressaltar que, embora eu considere muito difícil fazer tudo isso, e acredite, eu tenho vivenciado isso na minha vida na prática, o resultado é recompensador! A paz que sentimos, a alegria em saber que fazemos parte, de alguma forma, da história do nosso amigo e, principalmente, a certeza de que estamos agradando e adorando a Deus com essa difícil escolha ... isso é indescritível!
Minha oração é para que eu continue aprendendo com Cristo sobre o que é ser amiga de verdade e que eu possa ser uma boa influencia na vida dos meus poucos, porém muito valiosos, amigos do coração! Esse texto é dedicado a cada um de vocês que sei, vieram do coração de Deus pra me ensinarem mais sobre o que é ser cristã na prática! Obrigada por existirem e me suportarem em amor! <3
"Que o amor de vocês não seja fingido. Odeiem o mal e sigam o que é bom. Não deixem que o mal vença vocês, mas vençam o mal com o bem." (Romanos 12.9 e 21)
No amor daquEle que me presenteou com amigos lindos,
Monique Campos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Volte sempre!